Autor Tópico: [Teoria Musical] - Escala maior com sustenidos e bemois. Ciclo das quintas  (Lida 2766 vezes)

JRes

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Na ultima aula falamos de todas as notas existentes juntamente com os seus respectivos acidentes ou seja:

C
C#/Db
D
D#/Eb
E
F
F#/Gb
G
G#/Ab
A
A#/Bb
B


Vamos agora aplica-las a escalas.

Escala Maior:

Uma escala e definida por um conjunto de notas com intervalos (espaco entre notas) especificos.

A formula para a escala maior e:

T T S T T T S

T = um tom
S = semi tom ou meio tom


Cada uma destas letras e conhecida como um grau que e definido pela posicao da mesma em relacao a tonica (primeiro grau)

Ou seja, uma escala maior e um conjunto de sete notas cujas quais existe um intervalo de meio tom do terceiro para o quarto, e do setimo para o oitavo grau (a mesma nota do primeiro grau mas uma oitava acima)

Se definir-mos o primeiro grau como C vemos que todas as outras notas naturalmente respeitam os intervalos da escala maior, ou seja C maior e uma escala sem acidentes:



No teclado se tocarmos so nas teclas brancas de C ate C temos a escala maior de C:



E aqui esta a mesma escala no sistema CAGED na guitarra (iremos falar deste mesmo sistema mais tarde) em que o C sao os pontos pretos:





Agora vamos construir a escala de D maior, comecando em D e acabando em D ficamos com:

D E F G A B C D

Vemos que os meios tons nao respeitam a regra de TTSTTTS da escala maior, neste caso os meios tons estao no segundo grau e no sexto grau, temos entao afastar o F do E e o C do B, para tal vamos utilizar acidentes entao ficamos com:

D E F# G A B C# D







Aqui vemos a escala na pauta, no entanto se estamos a compor uma musica com ritmo e melodia complexa e muito dificil para o leitor identificar a escala em que a musica se encontra se todos os acidentes estiverem espalhados pela pauta.
Entao para resolver esse problema os sustenidos sao colocados logo a seguir a clave de sol em que afecta todas as notas no mesmo sitio do acidente de forma a identificar facilmente a escala em que esta encontra pelo numero de sustenidos:




No entanto esta forma de calcular as escalas nao e eficiente vamos entao aprender uma forma em que facilmente podemos calcular todos os sustenidos e bemois de uma escala e para isto vamos utilizar o Ciclo das quintas.



Ciclo das quintas:

Vamos pegar na nota de C e e saltar para o quinto grau da escala maior, (tambem chamado de um intervalo de quinta que se designa por uma distancia de 3 tons e 1 meio tom) ou seja um G.
Agora vamos fazer o mesmo com o G e chegamos ao D.

O ciclo das quintas e exactamente isto uma sequencia de intervalos de quinta que possibilita o calculo do numero de sustenidos numa escala, e das notas especificas onde eles se encontram.

vamos ver isto na pratica com uma regra simples calculando os sustenidos:

Vamos entao comecar com esta sequencia de quintas na vertical comecando em C e acabando em C sendo C o nosso ponto de partida, ou seja o ponto zero, pois nao tem sustenidos.

C
G
D
A
E
B
F
C


Agora vamos preencher cada letra com todas as notas naturais ate chegarmos ao setimo grau no C (o nosso ponto zero)

C D E F G A B
Agora vamos fazer o mesmo com o G e adicionar um sustenido no setimo grau:
G A B C D E F#
Agora vamos pegar no sustenido que ja tinhamos no G e manda-lo para o D e adicionar outro sustenido no setimo grau:
D E F# G A B C#
Agora vamos pegar nos dois sustenidos da escala anterior, passa-los para o A e adicionar outro sustenido no setimo grau:
A B C# D E F# G#
Agora vamos seguir esta regra para todos os restantes:
E F# G# A B C# D#
O mesmo no B...
B  C# D# E F# G# A#
No caso do F a propria tonica fica sustenida pois na escala maior de F nao existem sustenidos (ver abaixo)
F# G# A# B C# D# E#
E por fim no C# em que todas as notas sao sustenidas
C# D# E# F# G# A# B#

Estamos basicamente a pegar nos sustenidos de uma escala maior, passa-los para a escala maior que esta uma quinta acima e acrescentar um sustenido no setimo grau.


Vou-vos agora ensinar uma forma simples de rapidamente memorizar este sistema.
Basicamente temos de decorar duas coisas:

1 - Quantos sustenidos estao numa escala
2 - Quais sustenidos estao nessa escala

1 - Para decorarmos a quantidade de sustenidos existe uma forma simples utilizando uma caneta e um papel, escrevendo as letras de cada nota de uma forma especifica e contando o numero de de vezes que a caneta entra em contacto com o papel.

Sera mais facil explicar-vos com um video:

Devo adicionar que as letras tem de ser desenhadas de uma forma especifica, logo a unica coisa que tem de decorar e a forma como elas sao desenhadas!

Para decorar-mos a ordem em que eles aparecem so temos de nos lembrar da seguinte frase:

Father
Christmas
Gets
Drunk
And
Eats
Babies

Ou em alternativa, em portugues sendo Fa, Do, Sol, Re, La, Mi, Si podemos decorar a frase:

A fada ao sol reza a missinha

Juntando tudo na pratica vamos calcular os sustenidos da escala de B

Sabemos que se desenharmos o B pontiagudo fazemos em 5 linhas, logo tem 5 sustenidos.
E pela frase Father Christmas Gets Drunk And sabemos que sao
F C G D e A.


Agora vamos calcular os bemois de uma escala maior, tal como nos sustenidos necessitamos de saber:

1 - O numero de bemois
2 - A ordem em que aparecem na escala

1- Para calcular o numero de bemois vamos utilizar a seguinte formula:

7-#=b

Ou seja o numero de bemois e igual a 7 menos o numero de sustenidos, vamos ver isto na pratica:

Queremos calcular o numero de bemois na escala de Eb por exemplo.

Primeiro vamos calcular os sustenidos, conseguimos desenhar o E com 4 linhas logo sabemos que tem 4 sustenidos, agora vamos aplicar a regra:

7-4#=3b

Sabemos entao que Eb tem 3 bemois

2 - Podemos ver o ciclo dos bemois como um espelho do ciclo dos sustenidos, logo o mesmo se aplica a ordem de cada um deles se na ordem de sustenidos temos:
F C G D A E B
A ordem dos bemois vai ser ao contrario:
B E A D G C F

Uma a frase que eu usei para decorar foi:
Baby
Eats
A
Donut
Gets
Crap
Farts

xD :o ;D :P

Exercicio:
Criarem as vossas proprias frases para decorarem a ordem dos sustenidos: F C G D A E B. E a dos bemois: B E A D G C F


Para terem uma ideia geral aqui esta num diagrama tudo aquilo que fala-mos juntamente com o ciclo das quintas da escala menor, algo que vamos estudar mais tarde:



E para terminar como falamos atras aqui esta a forma de desenhar os acidentes na pauta, cada um deles afecta qualquer nota que apareca no mesmo sitio onde o acidente se encontra, assim somente contando o numero de acidentes e facil identificar-mos a escala em que a musica se encontra:


Cumprimentos a todos e vemo-nos na proxima aula! ;)
« Última modificação: Janeiro 19, 2017, 06:56:39 pm por JRes »

clownik

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Re: [Teoria Musical] - Escala maior com sustenidos e bemois. Ciclo das quintas
« Responder #1 em: Janeiro 20, 2017, 02:58:59 pm »
Excelentes partilhas JRes, sem súvida que serão uma mais valia para todos nós :)